"Posso escolher qualquer espaço vazio e considerá-lo um palco nu. Um homem atravessa este espaço vazio enquanto outro o observa, e isso é suficiente para criar uma ação cênica."
(Peter Brook)

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Festivais e a Manutenção do Teatro em Espaços Não-Convencionais

Para promover e discutir o teatro de rua, diversos festivais ocorrem pelo mundo, a exemplo do que acontece com o teatro tradicional. No Brasil, temos vários festivais que expõe ao público o trabalho de grupos teatrais que se apresentam em espaços não-convencionais. Alguns desses grupos tem uma longa trajetória no espaço do teatro de rua e remetem à época da ditadura, onde esse estilo teatral voltou a ganhar força no Brasil. Outros são grupos amadores, que encontram nesses festivais um espaço para mostrarem seu trabalho aos colegas veteranos. Além disso, vários desses festivais oferecem, além de apresentações teatrais, oficinas e conferências sobre o teatro fora do espaço teatral, tornando-se um lugar para a experimentação.


Podemos citar, entre os festivais brasileiros, o Festival de Teatro de Rua de Porto Alegre, que dura oito dias e teve, até agora, duas edições – a última em 12 de abril. Com a proposta de dar aos cidadãos uma outra visão da cidade através da ocupação do espaço público, o Festival de Teatro de Rua de Porto Alegre oferece oficinas e encontros de grupos para discutir a questão do teatro de rua.

Cortejo de abertura pelas ruas de Porto Alegre
Grupo Tá na Rua no Festival de Teatro de Rua de Porto Alegre
Temos também o Festival Amazônia Encena na Rua. A abertura da terceira edição teve a forma de um cortejo que saiu do teatro grego, no Complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, e seguiu até o centro histórico de Porto Velho, simbolizando a mudança de espaços cênicos ao sair do espaço teatral convencional para a rua, onde o festival teve sua realização.
Grupo paraense In Bust Teatro de Bonecos no Festival Amazônia
Fora do Brasil, podemos citar o festival Imaginarius, Festival Internacional de Rua de Santa Maria da Feira, em Portugal, contando com dez edições até agora. Nesse festival, são realizadas conferencias além das amostras de peça, onde grupos teatrais de vários países se reúnem para discutir temas relacionados ao teatro na rua. Nesse festival, artistas de outras áreas, além das cênicas, ganham espaço para expor projetos e trabalhos, como, por exemplo, artistas plásticos.
União de artes teatrais e da Faculdade de Belas Artes no Festival Imaginarius


Cartaz propaganda do Festival Imaginarius

Há, também, o Shrewsbury International Street Theatre Festival, na Inglaterra, com duração de três dias. Durante esse período, intérpretes de todo o mundo ralizam várias performances nas ruas da cidade de Shrewsbury.
Acrobatas nas ruas de Shrewsbury, Festival de Teatro na Rua
Performance nas ruas de Shrewsbury durante o Festival
Na Rússia, o Archangelsk International Street Theatre Festival conta com a participação de mais de 200 companhias de várias partes do mundo, vindas da América, Europa e Ásia.
Peça Tzar Tzura no Arkhangelsk
Peça Tzar Tzura, no Festival Arkhangelsk
Em Praga ocorre o International Festival of Street Theater – Teatrotoc. Por três dias, Kampa Park, no centro de Praga, é convertido em teatro, auditório, camarim e lugar de ensaios e os cidadãos podem apreciar pantomimas, teatro de bonecos e participar de jogos cênicos, além de assistir as peças teatrais. Participam quinze companhias de teatro originárias de dez países ao redor do mundo.
Encenações nas ruas de Praga
Com apenas esses poucos exemplos já se pode perceber a importância dos festivais da manutenção e na promoção do teatro fora de espaços teatrais tradicionais, assim como sua importânica ao promover encontros entre artistas e dar a esses artistas a oportunidades de terem uma experiência direta com o público. Já para o público, esses festivais significam, muitas vezes, a chance de ter uma experiência teatral pela primeira vez e de observar transformações artísticas no seu espaço cotidiano.

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