"Posso escolher qualquer espaço vazio e considerá-lo um palco nu. Um homem atravessa este espaço vazio enquanto outro o observa, e isso é suficiente para criar uma ação cênica."
(Peter Brook)

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Performances, Happenings e Arte Pública

Realizações artísticas em espaços não convencionais não são exclusivas das Artes Cênicas, podemos encontrar diversas referências e características em comum nas Artes Plásticas/Visuais também.


Arte Pública, Performance e Happenings são exemplos dessas características:
 

Performance de Joseph Beuys, 1978
Performances são manifestações artísticas que combinam música, vídeos, poesia... ligadas aos movimentos de vanguarda do início do século. Possuem um roteiro pré-definido podendo ser reproduzida em outros momentos e outros lugares. Desenvolvida a partir da Pop Art, Minimalismo e Arte Conceitual abrem-se a novos conceitos e exigências, questionam as regras da sociedade. Dirigem a arte para a natureza, a sociedade e o homem em si. Questionam o que é arte ao misturar música, dança, teatro, pintura, escultura, literatura e outros.
 

Allan Kaprow, 1961
 
 
Happening é uma forma de expressão das Artes Plásticas, apoiada nas Artes Cênicas. Previamente planejada, conta sempre com a colaboração do acaso. O improviso está presente em todas as obras, tornando-as únicas e impossíveis de repetições idênticas. Difere das Performances por envolver a participação do público. Para o compositor John Cage, os happenings eram "eventos teatrais espontâneos e sem trama". O termo foi usado pela primeira vez pelo artista Allan Kaprow, em 1959, como um evento artístico que acontecia fora de museus e galerias, em ambientes diversos e inusitados. Artistas como Kaprow buscavam "tirar a arte das telas e trazê-las pra vida".
 
 
 
Arte Pública também se refere à artes realizadas fora de espaços convencionais; espaços públicos ou interferências em locais privados. Seu caráter engajado, procura modificar o local em que ocorre, permanentemente ou não, interfere na fisionomia urbana e instiga o pensamento da população. Seguindo as tendências das artes contemporâneas, se volta para o espaço e sai das grandes galerias e museus, tranforma o público em participador nas obras e não somente espectador. Ao articular as diferentes linguagens -música, teatro, literatura...- propõe um novo conceito para arte e criticam o mercado de arte e as suas limitações sociais.
 

Seja nas Artes Plásticas ou Artes Cênicas, os artistas atualmente buscam uma forma de arte que melhor se adapte às suas características. E de acordo com cada objetivo, abusam de elementos cada vez mais inusitados para transmitir suas mensagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário