Quando falamos de Teatro em espaços não convencionais, é necessário discutir questões como o cenário e as técnicas utilizadas para a montagem das peças.
Ao falarmos da escolha da peça, podemos ter como exemplo o grupo Esquadrão da Vida. Fundado na década de 80, o grupo acreditava que Teatro de Rua deveria ser feito apenas de intervenções na rua, sem utilização de textos e sem utilizar obras teatrais normalmente reproduzidas em teatros convencionais. Apenas em 1993 o grupo fez uma montagem de Romeu e Julieta utilizando o espaço urbano, percebendo que era perfeitamente possível adaptar peças clássicas para ambientes não convencionais.
No caso de apresentações que utilizam os textos tradicionais é preciso fazer as adaptações necessárias dos cenários, das técnicas e muitas vezes do próprio texto, esse último precisa ser adaptado para que a peça se torne acessível a um publico que não costuma ir ao teatro tradicional. Além da adaptação dos textos os atores precisam desenvolver técnicas que permitam a utilização de um espaço que contém elementos como o asfalto.
Pode-se perceber que o ambiente não-convencional exerce influência em algum momento da montagem, já que exige que adaptações sejam feitas.
É importante lembrar que as pessoas que assistem ao teatro de rua estão freqüentemente de passagem, por isso a adaptação do texto procura freqüentemente prender ao máximo a atenção dos passantes.
Filhote do Filhote do Elefante montado pelo grupo Esquadrão da Vida é uma adaptação do entreato da peça Um Homem é um Homem de Bertolt Brech. Fora a adaptação textual, eles montaram um espetáculo no formato circense, utilizando inúmeras acrobacias, figurino bastante colorido e estampado, maquiagens de palhaço, além de utilizarem diversos objetos em cena.
Nessa montagem fica exemplificada a técnica que os atores precisam ter, pois eles não são apenas os interpretes do texto, mas também os músicos, os cantores, os acrobatas e até mesmo o diretor, como é o caso da Maíra de Oliveira.
Cartaz Concerto a Céu Aberto |
Foto de Luana Lleras /UnB Agência |
Muitas vezes o teatro ao ar livre é montado para ser apresentado apenas em um lugar, como é o caso de Concerto a Céu Aberto para Solos de Aves, que além de precisar de um ambiente arborizado, utiliza a estrutura de uma árvore especifica para a interprete poder se erguer.
Entrepartidas, Grupo Teatro do Concreto 706 sul |
Nenhum comentário:
Postar um comentário