"Posso escolher qualquer espaço vazio e considerá-lo um palco nu. Um homem atravessa este espaço vazio enquanto outro o observa, e isso é suficiente para criar uma ação cênica."
(Peter Brook)

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Origens, conceitos e heranças

Arlequim, 1671 e Colombina, 1683;
personagens característicos
da Commedia Dell'Arte

A utilização de teatro em espaços não convencionais pode ser definida a partir da Commedia Dell'Arte, que vinha em contraposição à Comédia Erudita - Itália na segunda metade do século XVI.

Baseado na improvisação, uso de máscaras e esteriótipos, não se preocupavam com o texto e sim com as falas, sua simetria e a comicidade.
Suas origens populares não permitiram aos artistas da Commedia Dell'Arte grandes tablados e plateias, por isso eles foram obrigados a improvisar em praças públicas, igrejas, etc. Artistas viajantes montavam seus palcos ao ar livre e faziam uso de malabarismos, danças, acrobacias.

No Brasil, podemos citar como grande influência para a criação de Teatros de Rua, a ditadura e o regime militar, pois servia de voz contra esses regimes totalitários. Hoje em dia, grupos e companhias como o Grupo Satyros, permanecem em seus locais de apresentação e assim, cuidam, restauram e protegem lugares que estavam abandonados ou que não são utilizados pela sociedade.


Do século XVI até hoje, houveram várias modificação nas artes em geral. Nas cênicas, podemos ver o desenvolvimento de novas técnicas e efeitos, novos instrumentos e interação com outras artes - vídeos, músicas, danças.

O espaço cênico utilizado ao decorrer dos anos também sofre alterações; passando pelos teatros arena da Grécia Antiga, os grandes palcos elisabetanos na época de Shakespeare e chegando ao palcos italianos e outros espaços não convencionais.
Mas o que podemos considerar espaço cênico?



Espetáculo Titanic, realizado pela Companhia Alemã Theatre Titanick

Os espaços cênicos devem ser pensados para abrigarem um tipo de ação, podendo ele ser uma igreja, praça ou estádio de futebol. Tudo depende da capacidade do artista em transformar esse espaço a seu favor e em um ambiente cômodo, a menos, é claro, que não seja esse o objetivo. Deve haver um estudo prévio sobre local, para informar-se sobre o ambiente, arquitetura e pessoas que por lá passam. Este espaço deve também fornecer um sentido e um significado e deve ajudar o autor da obra a ampliar sua capacidade criativa, já que o faz entrar em contato com um mundo diferente dos grandes teatros clássicos.

"Posso escolher qualquer espaço vazio e considerá-lo um palco nu. Um homem atravessa este palco nu enquanto outro observa, e isso é suficiente para criar uma ação cênica" Peter Brook - A porta Aberta


Frutos de Teatro realizados em Espaços Não Convencionais, podemos citar o Teatro Invisível, de Augusto Boal.

Surgindo como resposta ao autoritarismo na Argentina, no Teatro Invisível as ações ocorrem aonde devem ocorrer no dia a dia, fazendo com que o público se torne parte atuante do espetáculo - assim como o Teatro-Fórum e os Happenings das Artes Visuais. Tendo uma postura mais ativa diante das representações, a plateia pode interferir no andamento dos acontecimentos, reagir e criar discussões em volta das mesmas.
A utilização de espaços inusitados e nada tradicionais proporcionam, além de maior contato com o público, um grande crescimento no trabalho do ator, pois este se vê na situação em que o personagem está e a partir daí, facilita o entendimento de suas ações.




Espetáculo Borboletas têm vida curta,
realizado pelo Teatro do Concreto, em asilos do DF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário